Lamad é uma palavra hebraica no Velho Testamento traduzida como “para ensinar”; e “para aprender”. O hebreu usa a mesma raiz para ambas as palavras. Lamad significa aprender e a forma intensiva limmed é ensinar.
Em hebraico, o verbo que se caracteriza para mestre pelo seu ensino é Lamad. A ideia é que quem aprende é capaz de ensinar. E que ensinar é dialogar.
“…o Senhor me disse: Reúna este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos.” (Dt. 4:10)
Lamad reúne 5 palavras chaves: Reunir, Ouvir, Aprender, Temer e Ensinar. Lamad também significa mostrar, dirigir, associar, dar conhecimento, habituar-se.
Nosso marco bíblico-teológico baseia-se em Lamad (ensino aprendizagem) a respeito do reino, igreja e serviço no contexto de igreja local, agência do reino de Deus aqui na terra, onde se reúne o povo que é sacerdócio real, nação santa e propriedade exclusiva de Deus.
A MEFAM baseará seu ministério no contexto de ensino-aprendizagem que leve o povo a compreender sua identidade com o Reino de Deus, a relação do Reino com a Igreja e desempenho do seu serviço.
O ensino bíblico, cristão, religioso e teológico deve estar baseado na vida e contexto de uma igreja local e deve enfatizar o desenvolvimento espiritual integral do crente, estabelecendo um balanço entre o desenvolvimento do caráter, o conhecimento acadêmico e as destrezas ministeriais. O ensino bíblico deve ser considerado fundamentalmente como um processo de preservar a sã doutrina a homens fiéis. A Capacitação e o treinamento devem ser visto como uma necessidade para todos sem exceção, homens e mulheres, sem importar a etapa da vida em que se encontram.